Bons hábitos que ajudam a manter a imunidade em alta

Bons hábitos que ajudam a manter a imunidade em alta

Uma das principais ferramentas que podemos desenvolver para ajudar a combater os efeitos do COVID-19 na saúde é investir em nossa imunidade, fortalecendo o nosso organismo e que nos afastam dos fatores de riscos, como diabetes e hipertensão.

E fortalecer a imunidade é possível sem precisar sair de casa, basta incorporar alguns hábitos saudáveis no seu dia a dia, hábitos que também contribuirão com o seu bem-estar físico, mental e com a qualidade de vida.

Confira alguns dos hábitos que vão ajudar a manter a imunidade em alta!

Mantenha-se hidratado

Independente da situação, a Organização Mundial da Saúde recomenda que um adulto beba, no mínimo, 2 litros de água por dia, e isso continua valendo em tempo de Pandemia: ao manter o seu corpo sempre hidratado, você contribui com o fortalecimento dos órgãos internos e com a circulação sanguínea, mantendo a imunidade em alta e deixando o organismo menos propenso às infecções e outras doenças.

Invista em uma alimentação balanceada

Outra dica fundamental para manter a imunidade em dia é investir em uma alimentação balanceada e leve, rica em vitaminas, fibras, minerais e proteínas, como cereais, legumes, verduras e alimentos integrais, evitando ao máximo aqueles processados e repletos de sódio, como frios e embutidos.

Esses alimentos, além de contribuírem com a sensação de saciedade e bem-estar, também ajudam a fortalecer o seu organismo contra infecções, bactérias e vírus.

Mexa-se

Ficar em casa na quarentena não é sinônimo de ficar parado, e é recomendável que você procure sempre se mexer em algum momento do dia: faça pausas para se alongar, procure exercícios fáceis de fazer e que não exigem equipamentos, como prancha e flexões, é importante que você evite ficar sedentário, isso pode cobrar um preço perigoso para a sua saúde. 

Cuide da sua mente

Manter a sua saúde mental em tempo de incertezas pode ser um desafio, afinal, o isolamento e a sensação de perda de controle pode levar ao stress, ansiedade e depressão, todos esses fatores que impactam diretamente na imunidade.

Por isso, é importante cuidar da sua mente também, evite se expor a notícias negativas o tempo todo, tire um tempo para si sem cobranças, respire, relaxe, faça alguma atividade prazerosa que não exija sair de casa, como ler, meditar, cozinhar, assistir um filme que você vinha adiando, é importante sempre manter-se bem mentalmente.

Tome sol

Por fim, procure sempre tomar sol, se você tem uma sacada, laje ou quintal ensolarado em algum momento do dia, aproveite a dica acima e tire um tempo para relaxar e receber uma dose extra de vitamina D, ela é fundamental para manter a imunidade em dia.

Siga essas dicas e cuide-se, com elas você ficará ainda mais forte para vencer o COVID-19!

Whats App