Cuidados com a alimentação em dias frios

Cuidados com a alimentação em dias frios

No inverno, principalmente nos dias mais frios, a nossa preferência alimentar tende a mudar, procurando comidas que ajudam a aquecer o corpo, como sopas, caldos e até mesmo a tradicional feijoada, além de, ao mesmo tempo, diminuirmos o consumo de água.

Porém, é essencial continuar mantendo uma alimentação equilibrada e balanceada, de forma a aumentar a nossa imunidade contra gripes, resfriados e outras doenças, além de manter a energia e o bem-estar sempre em dia.

Mas, quais são os cuidados necessários com a alimentação em dias frios?

Resista à vontade de doces e carboidratos

No inverno, tendemos a querer comidas mais gordurosas, calóricas e recheadas de açúcares, os quais dão uma sensação maior de saciedade e estimulam a produção de serotonina, responsável pelo bom humor, porém esses alimentos contribuem com os ganhos extras de quilos e também podem prejudicar a circulação sanguínea.

É importante que, ao invés de comer comidas mais gordurosas ou com excesso de açúcar, você invista em versões mais leves deste mesmo prato, por exemplo, um bombom de chocolate pode ser substituído por um quadradinho de chocolate meio amargo ou 100% cacau, mais saudáveis e que contribuem com o seu bem-estar.

 Inclua temperos termogênicos

Uma forma de aproveitar melhor os alimentos quentes no inverno, como carnes, risotos e sopas, é incluir temperos termogênicos no seu preparo, os quais, além de aquecerem o corpo, contribuirão com o aumento do gasto calórico, evitando o acúmulo de gordura.

Dentre os principais temperos termogênicos que podem ser incluídos pimenta vermelha, gengibre, páprica e canela.

Beba bastante água. 

No inverno, é importante que o consumo de água seja mantido, inclusive nos dias frios, quando os riscos de desidratação aumentam. Isso acontece porque o corpo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo, exigindo mais água e reduzindo o funcionamento correto do sistema imunológico.

Invista em suflês e legumes grelhados

Se a idéia de comer salada em dias frios não for a sua praia, é possível usar os legumes em alimentos quentes e mais elaborados, grelhando-os ou criando receitas de suflês quentes, saborosos e saudáveis, aumentando a saciedade e dando ao organismo a quantidade de nutrientes que o seu corpo precisa.

Com essas dicas, você conseguirá manter uma alimentação saudável e balanceada no inverno, sem prejuízos a sua saúde!

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