Alimentos Termogênicos: quais os benefícios?

Alimentos Termogênicos: quais os benefícios?

Já é de conhecimento que uma alimentação balanceada e saudável traz muitos benefícios para o corpo, inclusive, é o principal pilar para promover o balanço energético e levar à perda de peso. 

Contudo, infelizmente, muitas pessoas têm dificuldade em emagrecer porque  sofrem com o metabolismo lento, o que, na verdade, pode oscilar de acordo com as condições de vida do indivíduo, sobretudo, por falta de ingestão de alguns alimentos que potencializam a queima de gordura. 

Provavelmente, para quem está na jornada de emagrecimento  já deve ter ouvido falar dos alimentos termogênicos.  Eles têm a propriedade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, o que faz o corpo gastar mais energia e queimar gorduras.

Os benefícios

Além de ajudarem na perda de peso e queima de gordura, os termogênicos também trazem os seguintes benefícios para o organismo:

  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Previne câncer de cólon e de ovário;
  • Auxilia no tratamento de gripes;
  • Estimula a digestão;
  • Elimina os gases.

Como consumir? 

O recomendado é que os alimentos termogênicos sejam consumidos antes da prática de exercícios físicos, para ajudar na queima calórica. O consumo deve ocorrer somente no período da manhã e da tarde e nunca antes de dormir, pois a otimização do processo da queima de calorias e a aceleração o metabolismo que ocorrem devido a estes alimentos podem atrapalhar o sono e causar insônia

Precauções

Como qualquer alimento é preciso tomar cuidado com o exagero no consumo, pois pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrintestinais.  A quantidade de cada alimento é individual e deve ser feita sob orientação do profissional nutricionista. 

Quais são os alimentos termogênicos ?

  1. Canela: adicione canela em frutas,  consuma na forma de chá e/ou substitua o açúcar do café por canela – a junção dos dois acelera o metabolismo;
  2. Gengibre: adicione raspas de gengibre na salada, em sucos ou tomar o seu chá;
  3. Pimenta vermelha: tempere carnes, sopas e cozidos;
  4. Café: consuma de 4 a 5 xícaras de 150 ml por dia;
  5. Chá verde: consumir  diariamente;
  6. Chá de hibisco: consumir 3 xícaras por dia;
  7. Vinagre de maçã: utilizar para temperar carnes e saladas;
  8. Açafrão: utilize para temperar a comida;
  9. Água gelada: beber pelo menos 1,5 L de água por dia.

 

Fonte: 

Elaine Weizel, nutricionista

https://www.instagram.com/elainewiezel/

 

Tua Saúde

https://www.tuasaude.com/

Whats App