Já é de conhecimento que uma alimentação balanceada e saudável traz muitos benefícios para o corpo, inclusive, é o principal pilar para promover o balanço energético e levar à perda de peso.
Contudo, infelizmente, muitas pessoas têm dificuldade em emagrecer porque sofrem com o metabolismo lento, o que, na verdade, pode oscilar de acordo com as condições de vida do indivíduo, sobretudo, por falta de ingestão de alguns alimentos que potencializam a queima de gordura.
Provavelmente, para quem está na jornada de emagrecimento já deve ter ouvido falar dos alimentos termogênicos. Eles têm a propriedade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, o que faz o corpo gastar mais energia e queimar gorduras.
Os benefícios
Além de ajudarem na perda de peso e queima de gordura, os termogênicos também trazem os seguintes benefícios para o organismo:
- Melhora a circulação sanguínea;
- Previne câncer de cólon e de ovário;
- Auxilia no tratamento de gripes;
- Estimula a digestão;
- Elimina os gases.
Como consumir?
O recomendado é que os alimentos termogênicos sejam consumidos antes da prática de exercícios físicos, para ajudar na queima calórica. O consumo deve ocorrer somente no período da manhã e da tarde e nunca antes de dormir, pois a otimização do processo da queima de calorias e a aceleração o metabolismo que ocorrem devido a estes alimentos podem atrapalhar o sono e causar insônia
Precauções
Como qualquer alimento é preciso tomar cuidado com o exagero no consumo, pois pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrintestinais. A quantidade de cada alimento é individual e deve ser feita sob orientação do profissional nutricionista.
Quais são os alimentos termogênicos ?
- Canela: adicione canela em frutas, consuma na forma de chá e/ou substitua o açúcar do café por canela – a junção dos dois acelera o metabolismo;
- Gengibre: adicione raspas de gengibre na salada, em sucos ou tomar o seu chá;
- Pimenta vermelha: tempere carnes, sopas e cozidos;
- Café: consuma de 4 a 5 xícaras de 150 ml por dia;
- Chá verde: consumir diariamente;
- Chá de hibisco: consumir 3 xícaras por dia;
- Vinagre de maçã: utilizar para temperar carnes e saladas;
- Açafrão: utilize para temperar a comida;
- Água gelada: beber pelo menos 1,5 L de água por dia.
Fonte:
Elaine Weizel, nutricionista
https://www.instagram.com/elainewiezel/
Tua Saúde
https://www.tuasaude.com/